*Por Amanda Araújo

Na hora de comprar o seu novo lar existem os mais diversos tipos de dúvidas, mas hoje iremos te explicar por onde você deve começar a façanha de comprar o seu imóvel.

A compra de um imóvel é composta por várias etapas, envolve valores elevados e ultrapassa a ação de apenas encontrar aquele que você irá se apaixonar, pois passados os efeitos emocionais será a hora de encarar outras situações, como a parte burocrática e documentação. A avaliação dos documentos, a assinatura do contrato e o pagamento das taxas e impostos exigem conhecimento, e para que você não passe por perrengues no futuro, o correto é ter o acompanhamento de um corretor de imóveis devidamente registrado no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis – acesse http://www.crecipr.gov.br/index.php/pesquisa-credenciados e confira se o seu corretor é devidamente habilitado).

Veja só, quem melhor que você para analisar o que realmente é necessário? E como saber se mesmo diante do que parece ser o imóvel dos sonhos, é de fato a melhor oportunidade e o melhor negócio que você pode fazer, dentro dos valores que você dispõe?

É nesse momento que o corretor de imóveis entra em cena, devemos destacar, ele é o único profissional habilitado por lei para intermediar transações imobiliárias no Brasil, por isto, é fundamental que sempre se tenha esse importante aliado quando for comprar ou vender imóveis.

Ter um profissional de confiança é uma parte fundamental no auxílio do processo de compra. Depois de você, não há ninguém além dele, que entenda a importância de se fazer uma escolha planejada, consciente e principalmente, segura.

Várias vezes vamos falar sobre segurança no processo de compra e venda, pois este tema é muito importante e nem tão conhecido da maioria das pessoas.

O corretor atua muito mais como um consultor do que como vendedor, procurando o melhor negócio para o cliente, no entanto é necessário que o ajude a te ajudar, afinal, vocês estão do mesmo lado e buscam a mesma coisa. Enquanto você sabe exatamente o que procura, ele sabe onde irá encontrar, por isso, faça dele seu melhor aliado.

Como ponto de partida, para que vocês sigam na mesma direção, recomendamos que passe para o profissional escolhido o maior número de informações possíveis sobre sua intenção de compra, no caso da REbrokers Imóveis (www.rebrokers.com.br), nós conversamos e entendemos qual é a real necessidade dos nossos clientes para assim melhor atendê-los.

Nós fazemos uma conversa longa acompanhada de entrevista para definir o perfil de imóvel que o cliente deseja e dentro desse escopo, iremos pesquisar nos nossos imóveis internos e se necessário for, junto a parceiros externos, algumas possibilidades dentro do solicitado e aí apresentar apenas as opções de acordo com o que o cliente deseja, com o perfil exposto e em sintonia com o seu orçamento apresentado. Dentre algumas das perguntas que fazemos para ajudar a definir o perfil de cada cliente, estão:

Quais bairros você tem interesse?
Qual é o tipo e tamanho do imóvel que pretende comprar?
Quer ficar em uma região de fácil acesso ao centro / comércio?
Qual valor pretende investir?
Em quanto tempo pretende comprar?
Qual é a forma de pagamento?
Acima temos alguns exemplos, mas também procuramos conversar sobre mais alguns itens que o cliente quer e o que considera importante, o que quer e o que é realmente imprescindível para que a compra seja efetivada.

Com estas informações bem claras e definidas, será mais fácil para o corretor que irá lhe atender, apresentar algumas opções dentro do seu perfil e você poderá ganhar tempo, avaliar melhor as oportunidades apresentadas e, por fim, definir por quais imóveis serão visitados, sabendo exatamente o que observar e quais itens devem ser considerados.

Mas este é somente uma parte do trabalho que será feito pelo corretor, pois depois de definidas as opções de visita, serão feitos os agendamentos e as visitas propriamente ditas, onde você poderá conferir se realmente todos os atributos do imóvel lhe atendem e optar por fazer ou não uma proposta de compra.

Caso o imóvel visitado seja a opção escolhida, o corretor vai providenciar a confecção da proposta e levar ao proprietário para aceite ou uma eventual contraproposta. Neste momento começa a negociação de compra propriamente dita e o trabalho ainda está longe de acabar, mesmo se a proposta for aceita. Temos muitas coisas a considerar, como análise da documentação do imóvel e dos vendedores, escritura cartório, registro do imóvel e orientação dos demais procedimentos, ou seja, um dos pontos mais importantes que o corretor tem o dever de analisar e orientar o cliente é a pouco conhecida questão da regularidade da documentação do imóvel. Pode haver algum problema que dificulte ou inviabilize a compra e o corretor está habilitado a analisar toda a documentação do imóvel e do vendedor, assim ele poderá lhe assegurar se o imóvel pode realmente ou não ser vendido e que não traga dor de cabeça futura para o comprador.

Ou seja, para resumir: o trabalho do corretor inicia na busca pelo imóvel para o cliente, passa pelas visitas, proposta de compra, negociação entre as partes envolvidas, análise da documentação do imóvel e das partes envolvidas, orientações quanto a financiamento, escritura, despesas, registro do imóvel, entre outras matérias envolvidas na compra e venda de imóvel.

Após você ter lido esta matéria, esperamos ter esclarecido um pouco mais os motivos e a importância de que sempre haja um corretor de imóveis em suas transações imobiliárias.

E lembre-se de sempre contar com seu corretor para tirar dúvidas, debater ideias e fornecer mais informações sobre o que você busca. Só assim, seu corretor poderá lapidar sua pesquisa e encontrar oportunidades que se encaixem no seu perfil e nas suas possibilidades.

Afinal, os interesses de vocês são comuns e quanto mais conversa e sinergia houver entre as partes, melhor para todos e maior a chance de sucesso e de um negócio bem feito.

Agora que você já leu as nossas dicas, o que acha de a REbrokers ajudar você a encontrar o seu novo lar?

Veja o nosso site www.rebrokers.com.br ou ligue 41. 3077 8899