Amanda Araújo

Por Amanda Araújo

A decisão de fazer a proposta por um determinado imóvel é o auge do processo de compra. Após dias ou mesmo meses visitando uma grande quantidade de oportunidades e adquirindo bagagem para compará-las, a dúvida sobre qual é o imóvel ideal, pode persistir.

Diante desse dilema, um erro comum entre os compradores é ficar, mesmo já tendo escolhido por um, esperando uma melhor oportunidade. Mas e se este “melhor” não existir? O melhor é que você sempre dê início a negociação da compra, caso o imóvel seja de seu agrado e atenda às suas principais necessidades e de sua família.

Dessa maneira, evita-se que o imóvel seja vendido para outra pessoa e você perca a oportunidade que lhe convém.

Outra questão importante para iniciar a negociação o quanto antes e se manter à frente dos outros possíveis compradores, é o fato de que se o imóvel está sendo ofertado por um valor abaixo do que você está disposto a pagar, apresente a sua proposta o mais rápido possível, pois assim aumentam as suas chances de fechar o negócio.

Uma dica valiosa para o processo, que vale ressaltar, é que grandes oportunidades nem sempre estão escondidas atrás de generosos descontos, ao contrário, os melhores negócios imobiliários muitas vezes já estão dentro de um preço bastante atrativo e justo. É claro que existem “ofertas e ofertas” – mas, a experiência de um corretor qualificado e a bagagem que você irá adquirir visitando vários imóveis te ajudará a discernir a respeito de um preço verdadeiramente atraente.

É fundamental que você perceba a importância da agilidade para compra do imóvel que te encantou antes que ele seja vendido, por isso, mesmo se ainda houver dúvidas em um potencial imóvel, busque agilizar suas visitas e tome a decisão certa o mais rápido possível.

Gostou do imóvel e ele está por um bom preço? Esta é a hora de fazer a sua proposta para a compra. Informe para o seu corretor qual a forma de pagamento escolhida e demais condições comerciais e faça uma proposta no imóvel.

Muitas pessoas tendem a buscar nesta etapa uma redução de preço no valor anunciado – o que é perceptível, mas não garantido, no entanto, é importante não fazer propostas indecorosas, pois, se ofendido, o proprietário fechará as portas para qualquer outra redução, caso ele esteja inicialmente aberto a uma negociação.

Por fim, vale lembrar que nesta etapa, se você optar por financiar o seu imóvel, é importante que já esteja com o crédito pré-aprovado, evitando surpresas desagradáveis após a assinatura da proposta de compra e venda.

Portanto, se você gostou do imóvel, não exite em fazer uma proposta de compra! Pode parecer óbvio, mas, quando você se identifica com uma oportunidade, dificilmente verá as demais com os mesmos olhos, e a sensação de perdê-lo não é das melhores. Além de ter que iniciar todo um processo de compra novamente…

Acesse esse link e veja quais documentos você deve conhecer antes de comprar seu imóvel.

Amanda Araújo

É estudante de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Categorias