Amanda Araújo

A compra de um novo imóvel é um momento muito especial na vida das pessoas e como tal há uma grande dose de emoção, sonhos, a busca por de algumas facilidades e confortos para a vida e aspirações envolvidas e tudo isso deve ser temperado também com muita razão, uma vez que os valores envolvidos são altos e devemos procurar algo que nos atenda, facilite a vida familiar e principalmente, deixe a família confortável e feliz.

Tudo isso é muito importante e quando moramos em um imóvel que nos causa algum tipo de necessidade não atendida, pode aparecer o “bichinho” da vontade de realizar a compra do novo imóvel e ele pegar você dê jeito! Então, procure realmente entender os motivos pelos quais se quer fazer este movimento em sua vida e alie a sua emoção uma boa dose razão, sem deixar de considerar com o importante fator financeiro. Geralmente, alguns dos principais motivos que fazem com que o seu imóvel atual não seja mais o ideal para você e sua família despertando à vontade e ou necessidade para compra de um novo imóvel são:

  • Necessidade de espaço, que pode ser por mais ou por menos espaço, dependendo da fase da vida em que você ou sua família se encontram. Neste item, são muitas as necessidades que podem se fazer presentes;
  • Casamento, divórcio;
  • Filhos chegando ou saindo de casa;
  • Mudança de cidade;
  • Necessidade de morar em determinada localização que facilite mais a vida. Próximo a trabalho, escola, mercados, vias de acesso;
  • Realização pessoal e ascensão social;
  • Busca por imóveis com mais opções de lazer como piscina, academia, salão de festas;
  • Busca por segurança, onde o imóvel tenha portaria 24 horas ou outros sistemas de segurança;
  • Investimento, renda.

Quando você começar a pensar em comprar um novo imóvel, analise detalhadamente quais as características do imóvel onde você mora hoje não lhe atendem, que causam um sentimento de necessidade de mudança e que são determinantes para que você faça todo um movimento que visa uma nova aquisição. Veja também o que exatamente você quer e também o que é um sonho, o que realmente é necessário e o que é imprescindível que tenha no novo imóvel que será buscado. Ou seja, o que vai sanar a sua necessidade.

Com estas análises detalhadas em mãos, haverá a certeza ou não de que existe a necessidade de compra e você, estando certo de que realmente existe esta necessidade, o próximo passo será analisar qual é o seu potencial financeiro. Quanto você irá dispor de recursos para compra? Quanto você tem para dar como entrada. Você tem FGTS disponível para ajudar na compra? Qual o valor que você consegue financiar junto a seu banco? Para ver quanto de financiamento você terá disponível é bom falar diretamente com o gerente de sua conta no banco ou mesmo utilizar o simulador de financiamento imobiliário, disponível no site da sua instituição bancária.

Depois de analisar que você precisa ou quer comprar o novo lar para sua família, depois de ver os itens que tornam latente a necessidade da troca do imóvel e ver os itens que você quer e necessita no novo imóvel, depois de realizar a análise dos recursos envolvidos e necessidades você estará praticamente pronto para começar a efetiva busca pelo imóvel que vai atender as necessidades já identificadas e trazer conforto e segurança para a família.

Esperamos ter ajudado a racionalizar a analise  dos motivos para compra de seu novo imóvel e quando fazemos isto de maneira organizada, temos maiores chances de resolver as necessidades e fazer uma compra mais certeira.

Também temos algumas outras dicas a respeito de financiamento, documentação e também como fazer buscas de imóveis, são materiais que temos e que podem te ajudar.

 

Um abraço,

REbrokers

 

Amanda Araújo

Amanda Araújo é estudante de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Categorias